Texto e fotos de Cefas Siqueira
Curitiba é uma cidade charmosa e acolhedora. É um lugar onde se deve ir para comer das melhores comidas do país e beber excelentes cervejas artesanais.
O urbanismo e a mobilidade urbana que existe por lá não se encontra em nenhuma outra cidade brasileira.
É possível percorrer a cidade de um lado a outro usando o sistema de transporte público. Ônibus limpos e pontuais permitem deslocamentos seguros aos destinos pretendidos seja em que parte for da metrópole. Andei em diversas linhas de ônibus e todos tinham sempre a mesma qualidade. Imagino que para os curitibanos isso seja motivo ganho em qualidade de vida e para nós turistas motivo de muita inveja. Inveja de políticas públicas decentes que se transformam em benefícios sociais.
Curitiba é a única cidade brasileira que conheço que tem padrões de urbanidade das melhores cidades do mundo. Eita inveja!
A comida local, tanto a comida típica quanto a comida dos restaurantes internacionais ou dos restaurantes contemporâneos, é da melhor qualidade. O barreado, prato à base de carne cozida até quase desmanchar, banana e farofa, é o carro-chefe de toda cozinha paranaense e em Curitiba pode ser apreciado em diversos restaurantes.
Sem querer desmerecer todos os bons restaurantes que frequento quando vou lá, e se tivesse que recomendar um único deles na cidade, recomendaria o Zea Maiz. Comandado pela Chef Joy, a comida é duca!
As cervejas artesanais do Paraná, quase todas encontradas nos empórios especializados e em bares da cidade, são das melhores produzidas hoje no Brasil. Dentre todos os bons fabricantes cito a Bierhoff, a Dum, a Morada e a Bodebrown. Pode beber que não tem susto.
Nesta última visita à cidade resolvi fazer um passeio daqueles bem turisticões mesmo: desci a Serra do Mar de trem até Morretes. Passeio de um dia, com parada para almoço em Morretes. Vale a pena.
Descida da Serra do Mar |
No almoço comemos um delicioso barreado em Morretes.
A cidade de Morretes é um charme só. Os restaurantes turísticos ficam às margens do rio. Uma belezura!
Morretes - PR |
De Morretes fomos para Antonina, também muito charmosa. De lá voltamos para Curitiba no final do dia pela antiga estrada da Graciosa, que tem piso de pedra na maior parte do trajeto.
Quem quiser passar um fim de semana gostoso vá a Curitiba.
Beijos,
O cão magro, esse da foto. Dá comida pra ele.
ResponderExcluirVontade de passar uns dias por lá! Ainda não conheci!
ResponderExcluir