Tradutor

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Tóquio 2017

Tóquio I 

                                               Texto e fotos de Cefas Siqueira

Já na chegada Tóquio me pareceu uma cidade muito limpa e moderna. Quando a gente sai do Aeroporto Haneda pra cidade a quantidade de elevados e viadutos por onde a passa a estrada é uma coisa absurda. 
De cara peguei um engarrafamento daqueles que você demora horas pra percorrer 10 km, mas gostei da cidade à primeira vista. 
A modernidade ocidental chegou aqui, ou foi daqui que partiu para Ocidente, com os prédios todos envidraçados como se fosse qualquer cidade de Europa.
A quantidade de gente nas ruas é uma coisa espantosa. Nos semáforos, durante a travessia, é uma ginástica para a pessoa não se chocar com alguém. Eles já estão treinados e fazem a travessia com maestria. E como todo mundo é muito educado, fica fácil. A civilidade parece que nasceu no Japão. 
Acho que nunca estive numa cidade na qual as pessoas fossem tão civilizadas e educadas quanto aqui.
Apesar dos milhões de japoneses que se movimentam por todos os cantos e da quantidade de prédios, encontra-se aqui e ali um ou outro parque com muito verde e bem cuidado. A atenção com os detalhes e a perfeição dos jardins são encantadores. São uns estetas da jardinagem. Aliás, são estetas em tudo.
E Blade Runner é aqui, sim! Ridley Scott não me desapontaria. A quantidade de luminosos e ruelas estreitas e cheias de gente são um retrato disso. 
Tóquio ao anoitecer

Os japoneses são viciados naquelas maquininhas com mãos robóticas que pegam alguma coisa dentro da máquina. Tem delas por todo lado e concorrem com restaurantes e casas de show ao vivo, com meninas e meninos.
Vi muitos jovens nas ruas vestidos de quimono, como se fossem gueixas, talvez em reverência e referência ao passado. Também vi muitas meninas vestidas de cosplay, fantasias de personagens dos mangás.
O sistema de metrô e trens é espetacular, pode-se ir a qualquer lugar usando transporte público. 

Tóquio II

Apesar de ter uma das culinárias mais festejadas do mundo eu não sou muito chegado em comida japonesa. E passei alguns perrengues no país. Me virei comendo comida italiana quando encontrava algum restaurante do gênero. Haja espaguete carbonara!
A comida no geral não é cara, mas se você quiser comer um bom bife de carne de vaca vai pagar no mínimo uns $40 por um pedaço mínimo. 
A cerveja também é cara. Uma latinha sai por dois a três dólares, ou mais. Existem cervejas artesanais de muito boa qualidade, mas a cerveja japonesa popular é muito sem graça.
Já tinham me dito que os japoneses jovens usam sapatos maiores que os pés. É verdade, tenho reparado que a as moças e os rapazes usam sapatos um ou dois números maiores que os pés. Daí parecem estar chapinhando na lama. Muito engraçado. De tanto reparar nos pés do povo, reparei também que eles estão sempre com sapato limpinho. Ainda não vi na rua uma pessoa com sapato sujo.
Não vestuário os japoneses também são bem limpos e bastante estilosos ao jeito deles.
São muito básicos e o que mais se vê são roupas pretas, marrons, bege e cinza tudo combinado com uma outra peça de roupa branca. Usam muito chapéu também. Hoje saí com a camisa da seleção brasileira e tenho a impressão de que poderia ser visto até do espaço, porque não é comum ver alguém com uma roupa colorida por aqui.
Como eu já tinha comido cu de pato sujo de merda na China, aqui foi a vez de comer peixe com bosta dentro.
Pedi um peixe inteiro num restaurante e quando estava comendo comecei a sentir um gosto ruim. Não era bosta não, era ova de peixe, mas tinha gosto de bosta. Gente chique adora! Eca!
O prédio da prefeitura de Tóquio é um dos mais altos da cidade. Você pode subir até o 42º andar, sem pagar um centavo por isso. De lá de cima é possível ver até o monte Fuji, que fica a quilômetros de distância. Jantei lá, muito lindo. A comida era péssima! Comi uma lasanha que parecia palha!
Como japonês gosta de música brasileira! Principalmente a bossa nova. Ouvi canções que eu já não ouvia mais no Brasil. De Silvinha Teles, Silvio César só gente boa da época do início da Bossa. E muito a Nara Leão! Incrível!

Se quiser ver mais fotos de Tóquio:

https://get.google.com/albumarchive/113181159477576475286/album/AF1QipMDpfTj1FpAtLigssBj6BuU8gzHVuceNL3Ly_Yh

Nenhum comentário:

Postar um comentário